Votos a DEUS.

Jó 22:26-27: Deleitar-te-ás, pois, no Todo-Poderoso e levantarás o rosto para Deus. Orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos.


Muitos de nós sabemos de cor todas as promessas bíblicas: "em Cristo sou mais que vencedor",   "nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda." e inúmeros outros. Mas a minha palavra não é sobre as promessas de DEUS, que também conheço e também me edifico nelas. Minha palavra é sobre a parte B do versículo 27: "e pagarás os teus votos." Todos nós na hora do aperto, oramos mais, nos consagramos mais, jejuamos mais, e intensificamos nosso relacionamento com DEUS. Até aí tudo bem, ótimo que recorremos a Deus. Mas ao orar, principalmente nos apertos, falamos com DEUS e nos dispomos a sermos "fiéis", "Senhor, ouve minha necessidade, preciso de TI, ..... Pai, usa-me segundo a tua vontade." Não preciso detalhar do que estou falando pois sei que todos entendem bem. "Votos". Vamos então a uma definição do que é um voto: vo.to1 sm (lat votu) 1 Rel Promessa livre e deliberada feita a Deus de alguma coisa que lhe é agradável, à qual nos obrigamos por religião. 2 Promessa solene; juramento. 3 Desejo sincero. 4 Oferenda feita em cumprimento de promessa anterior ou em memória e por gratidão de graça recebida. 5 Obrigação contraída em razão de promessa ou juramento. 6 Súplica ou rogativa a Deus. Não confundam o que eu estou tentando colocar aqui com praticas religiosas de negociações de "bençãos". Minha intenção é alertar que somos primeiramente devedores a DEUS, ao seu amor e misericórdia. Assim sendo acredito que tudo o que fizermos para Deus ainda é pouco. Principalmente os votos feitos de livre e espontânea vontade. Ninguém, nem mesmo nosso grandioso DEUS, obriga ninguém a nada, mas se algo colocamos no coração como propósito a ser feito para DEUS, este propósito deve ser cumprido. Quando me converti, vi inúmeras pessoas se propondo em algo com DEUS, e no meio do caminho mudando de idéia, pois "sentiu no coração, que não era para fazer mais". Que o SENHOR me perdoe se eu estiver julgando, mas estas atitudes iam contra tudo o que eu aprendia. De que DEUS é amoroso, justo, e merecedor de toda honra e glória. Uma coisa seria a se aprender é que JESUS CRISTO é o SENHOR, e a ELE toda honra e glória, mas querendo você ou não, sua vida sempre será parâmetro, para a vida de quem começa a caminhas na fé: (1 Coríntios 4:16 Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. 11:1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.). Não é a toa que a bíblia nos orienta também: (1 João 2:10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.) Portanto é de suma importância estarmos atentos a nosso comportamento, a nosso relacionamento com DEUS. Deus não precisa de nós, porém, ELE nos ama, ou seja, tudo o que colocarmos no coração de DEUS, deverá primeiramente ter nossa árdua vontade de executar, seja o que for, uma vez a vontade gerada, DEUS nos capacitara. Resumindo, se sua intenção é simplesmente agradar a DEUS faça-o, esforça-te e tem bom animo. Deus não lhe pede nada que você nao possa dar. E o que ELE nao pediu mas vc se propos a dar DÊ! Reflita no versiculo:

Eclesiastes 5:1 GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. 5:4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.

Com amor em Cristo Jesus
Alexandre Gomes

Postagens mais visitadas deste blog

Acusação, a principal arma do inimigo

Crentes de palavra, ou não!