Derrotado, porém perigoso!

João 16:11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Se o príncipe deste mundo, à saber, Satanás, já esta derrotado, por que ainda ele se levanta (mesmo que para cair, em alguns casos diga se de passagem). Fui praticante de lutas durante muitos anos, e sei que se um lutador no auge da sua boa forma, na sua melhor técnica, e em com todos outros quesitos de atleta preenchidos, passar por uma situação onde sua força (uma gripe, uma noite mal dormida, ou um abalo psicológico), for comprometida, ele poderá facilmente ser derrotado por um oponente com muito menos qualidade técnica. É mais ou menos isto que permitimos que aconteça em nossa vida. Cometemos erros demais na nossa caminhada cristã. Dentre eles posso citas alguns: 
a) o inimigo é um derrotado e temos poder no nome de Jesus para pisar serpentes e escorpiões, que tipificam justamente as ciladas armadas, porém queremos pisar neste tipo de  "peçonha" com os pés descalço. 
b) o inimigo não tem poder para nos tocar, mas nos oferece todos os dias situações, onde basta um não, na autoridade do nome de Jesus para anularmos tudo, porém, aceitamos o que nós é oferecido. Estas "ciladas" vem de diversas formas: "paqueras", fofocas, intrigas, finanças, situações que implicam perdão (que achamos um absurdo dar). 
c) falta de humildade, e situações de anarquia e rebelião, onde achamos um absurdo ter de dar ouvidos a um pastor ou a alguém que possa ser um líder espiritual.
Estas três são apenas alguns exemplos das varias formas em que permitimos que o "derrotado" se fortaleça. E o pior, quantos são "derrotados", simplesmente pelo fato de não dar ouvidos a palavra de Deus. Muitas são as maneiras que Deus usa para nos falar, mas uma das principais é através de pregação da sua palavra. Isto não é teoria minha nem de nenhum pastor anónimo ou famoso, é bíblico: (Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.) Precisamos quebrar esta teoria de que somos auto suficientes. Satanás é um inimigo derrotado sim, mas que ainda luta. É não adianta apenas abrir a boca para enfatizar que ele não tem poder, pois ele terá a partir da hora que o dermos. Ele será fortalecido cada vez que aceitarmos as ofertas dele. Temos poder para derrota-lo, mas não em nos mesmos (Jeremias 17:5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!) nossa força esta no Senhor, (2 Coríntios 12:9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.), assim sendo, busquemos a ELE com toda nossa força, oremos e clamemos pelo nome de JESUS, faca da oração sua estratégia, andemos em santidade para que nada nos afaste do ESPÍRITO SANTO DE DEUS. (Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.)


Com amor em Cristo, 
Alexandre Gomes

Postagens mais visitadas deste blog

Acusação, a principal arma do inimigo

Crentes de palavra, ou não!

Votos a DEUS.